O Núcleo
O Núcleo Experimental para o Ensino, Pesquisa e Performance em Percussão (NΞP³) congrega pesquisadores e colaboradores do IFG, UFG e UFMG. Ele procura fomentar a pesquisa musical e sua difusão, o ensino, a prática e a extensão no campo da percussão, englobando áreas da performance, processos criativos, construção de novos instrumentos e inovação tecnológica, lutheria digital e interação computacional. Através de ações deste núcleo vários projetos foram aprovados e várias linhas de ação foram estabelecidas. Órgãos de fomento como CNPq, SEC/MinC, FAPEG, FAPEMIG e PROAPP/IFG aceitaram projetos de Pesquisa & IT e de IC. Foram igualmente aprovados recursos para ações em Extensão através do PROEXT (Governo Federal), sendo um Programa de extensão com financiamento do Governo Federal via Edital ProExt 2015 e dois via Edital ProExt 2016. Inúmeros cursos de extensão foram criados com tais programas, vários profissionais têm visitado as instituições parceiras (IFG e UFG) e várias ações artístico-culturais têm sido fomentadas.
Variados grupos musicais se alinham às ações do Núcleo:
Impact(o)
Site para divulgação de espetáculos e projetos artísticos dos membros pesquisadores do núcleo: http://www.impacto.mus.br
Facebook Impact(o): https://www.facebook.com/impacto.perc/?fref=ts
GruLaPe
Site para divulgação de espetáculos e projetos artísticos do Grupo do Laboratório de Percussão do IFG: www.grulape.wixsite.com/meusite
Facebook GruLaPe: https://www.facebook.com/profile.php?id=100013879416601&fref=ts
Vinculados ao núcleo estão ainda espaços para realização das atividades
Laboratório de Percussão do IFG (LaPe/IFG)
Site para divulgação de atividades do LaPe, espetáculos, oficinas e projetos artísticos realizados no laboratório: http://grulape.wixsite.com/lape
Nossa Equipe
Ronan Gil, Líder
É professor de percussão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). Possui graduação em Percussão pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-2009). É mestre em Composition et Interprétation Musicale pela Universidade de Strasbourg (2011), com dissertação sobre o repertório para percussão e música eletroacústica mista sob orientação de Emmanuel Séjourné e Alessandro Arbo. Cursou a Especialização pelo Conservatoire de Strasbourg (França) com M. Séjourné. É doutor pela Universidade da Basiléia com tese sobre obras de Iannis Xenakis para percussão sob orientação de Georges Starobinski, Christian Dierstein e Matthias Schmidt.
Kemuel Kesley
Kemuel Kesley, músico percussionista, mestre em Música/Performance pela Universidade Federal de Goiás, onde obteve em 2013 a Licenciatura em Percussão sob orientação do Prof. Dr. Fabio Fonseca de Oliveira. Atualmente é professor EBTT no Instituto Federal de Goiás, campus Inhumas. Durante a graduação participou do intercâmbio financiado pelo programa CAPES/FIPSE nos Estados Unidos onde teve a oportunidade de integrar algumas turnês e gravações com grupos da Universidade de Morehead (KY) e com a Intercollegiate Orchestra na KMEA Conference em Lexington (KY).
Catarina Percinio
É professora EBTT do Instituto Federal de Goiás, campus Anápolis. É mestre pela Universidade Federal de Goiás e foi bolsista CAPES desde 2012. Estudou no Centro de Estudos Musicais Tom Jobim com o percussionista Alfredo Lima, de 2005 a 2007. Fez bacharelado em Música com habilitação em Percussão na Unesp de 2008 a 2011, na qual integrou o Grupo PIAP - sob direção de Eduardo F. Gianesella, Carlos Stasi e John Boudler, com o qual participou da turnê norte-americana, em 2010 e turnê Chinesa, em 2011. Durante a Turnê Norte-americana ministrou masterclasses de música popular Brasileira em 11 universidades.
Fernando Chaib
Doutor em Música/Performance pelo Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, foi bolsista da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) de Portugal. Concluiu o seu Mestrado também em Música/Performance na mesma universidade e Bacharelado em Percussão pelo Instituto de Artes da UNESP, sendo ex-integrante do Grupo PIAP (Bolsista PAE). É vencedor de prêmios como solista e camerísta em países como Itália, Portugal e Brasil. Recebeu prêmios do Governo Federal (Funarte/Petrobras, MinC) e Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e Goiás.